Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
RADIO
Homem apontado como líder de facção é transferido para o Maranhão após ser preso em São Paulo
Por CIDADE FM 91,1 Mhz - GRAJAÚ MA
Publicado em 01/11/2025 08:38
NOTÍCIA

Josué Santos da Silva, conhecido como "Gaspar", estava foragido desde 2022 e vai cumprir restante de uma pena que ultrapassa 40 anos.

O homem apontado pela polícia como uma das principais lideranças da facção Comando Vermelho no Maranhão, Josué Santos da Silva, conhecido como "Gaspar", chegou na tarde desta sexta-feira (31) à Superintendência de Investigações Criminais (Seic), em São Luís, após ser recapturado em São Paulo na última quinta-feira (30).

Josué Santos desembarcou em São Luís escoltado por agentes especializados, após ser preso em uma residência no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra (SP), onde se escondia desde 2022. Assim que chegou à Seic, ele passou por exame de corpo de delito, procedimento padrão antes de ser reconduzido à Penitenciária de Pedrinhas, onde cumprirá o restante de uma pena que ultrapassa 40 anos.

Segundo o delegado Ricardo Carneiro, o retorno de Josué Santos ao Maranhão representa uma etapa importante no enfrentamento ao crime organizado. “Após os procedimentos legais, ele será encaminhado novamente ao sistema penitenciário para continuar cumprindo sua pena”, afirmou.

Líder de facção no Maranhão acumula seis condenações e fugiu após saída temporária

Preso pela primeira vez em 2012, na cidade de Santa Rita, Josué Santos é considerado um dos fundadores de uma facção atuante no Maranhão. Depois de um período, ele se transferiu para organização criminosa no estado, assumindo funções estratégicas dentro da estrutura criminosa.

Josué Santos acumula seis condenações e responde a 18 processos por crimes como homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo. Em 2022, ele foi beneficiado com a saída temporária do Dia das Crianças, mas não retornou à prisão, tornando-se foragido junto com outros 130 detentos naquele período.

Durante o tempo em liberdade, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, Josué Santos manteve influência sobre o tráfico de drogas no Maranhão e ocupava posição de comando no chamado “tribunal do crime”.

Com a recaptura e retorno ao Maranhão, Josué Santos da Silva volta a ficar à disposição da Justiça, encerrando um ciclo de três anos como um dos criminosos mais procurados do estado.

 

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online