Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
RADIO
Partindo de Bacabal, avião faz pouso de emergência após alerta de pouco combustível no Piauí
Por CIDADE FM 91,1 Mhz - GRAJAÚ MA
Publicado em 12/03/2026 09:21
NOTÍCIA

Piloto informou baixo nível de combustível e solicitou autorização para pousar mesmo com pista em obras no aeroporto

BACABAL – Um avião executivo que partia do município de Bacabal, no Maranhão, com destino a Teresina, realizou um pouso de emergência na manhã de terça-feira (10) no Aeroporto Internacional de Parnaíba, no litoral do Piauí. A manobra ocorreu após o piloto informar à torre de controle que a aeronave estava com nível mínimo de combustível.

No momento da solicitação, a pista do aeroporto estava temporariamente interditada devido a obras de manutenção e requalificação. Segundo a administração aeroportuária, a interdição havia sido previamente comunicada aos órgãos da aviação civil e aos operadores do setor.

Comunicação com a torre

Durante a aproximação para Parnaíba, o piloto entrou em contato com a torre de controle e informou a situação de combustível reduzido, solicitando autorização para realizar o pouso. A controladora explicou que havia trabalhadores e máquinas na pista, além de buracos abertos em alguns trechos por causa das obras.

Diante do cenário, a torre perguntou ao comandante se seria possível seguir até um aeroporto alternativo. O piloto respondeu que a aeronave estava com “mínimo de combustível” e pediu que fosse verificada a possibilidade de liberação da pista para a aterrissagem.

Após o alerta, o setor responsável foi acionado para retirar imediatamente os trabalhadores e os equipamentos que estavam no local, permitindo que a operação ocorresse com segurança.

Orientação para o pouso

Durante a fase final da aproximação, o controle de tráfego aéreo orientou que o toque da aeronave fosse realizado após uma interseção da pista, nas proximidades da taxiway Alpha. A medida foi adotada porque havia buracos em outros pontos da pista devido às intervenções em andamento.

A taxiway Alpha é uma pista de taxiamento utilizada para deslocamento das aeronaves entre a pista principal e áreas como pátio de estacionamento, hangares e terminais. Esses caminhos são identificados por letras, como Alpha, Bravo e Charlie, e fazem parte da infraestrutura padrão dos aeroportos.

Pouso ocorreu sem incidentes

Após a retirada das equipes e das máquinas, o avião prosseguiu com a aproximação e realizou o pouso no local indicado pela torre de controle. De acordo com a administração do aeroporto, a operação foi concluída sem registro de incidentes envolvendo passageiros, tripulantes ou equipes que atuavam em solo.

Depois da aterrissagem, a aeronave realizou os procedimentos necessários no aeroporto, incluindo o abastecimento, e posteriormente seguiu viagem para o destino final.

A Administração do Aeroporto Internacional de Parnaíba informou que a solicitação de pouso de emergência foi feita após o piloto comunicar baixo nível de combustível durante contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo.

Segundo o comunicado, no momento do pedido a pista estava temporariamente interditada em razão de obras programadas de manutenção e requalificação, situação que havia sido previamente informada aos órgãos da aviação civil e aos operadores do setor.

Diante da emergência relatada, foi acionado o protocolo de segurança previsto para esse tipo de ocorrência. As equipes que trabalhavam na pista foram retiradas da área e o local foi liberado para garantir condições adequadas para a aterrissagem.

A administração destacou ainda que a operação ocorreu de forma segura e sem registro de incidentes. Após o pouso, a aeronave realizou os procedimentos necessários, incluindo abastecimento, e posteriormente prosseguiu viagem. O aeroporto também reafirmou o compromisso com a segurança das operações e com a transparência das informações prestadas à população.

Leia a nota da administração do aeroporto na íntegra

"A Administração do Aeroporto Internacional de Parnaíba informa que, na manhã desta terça-feira (10), uma aeronave executiva solicitou autorização para realizar pouso de emergência após o piloto comunicar baixo nível de combustível durante contato com os órgãos de controle.

No momento da solicitação, a pista encontrava-se temporariamente interditada em razão de obras programadas de manutenção e requalificação, previamente comunicadas aos órgãos da aviação civil e operadores do setor.

Diante da situação emergencial informada, foi imediatamente acionado o protocolo de segurança previsto para esses casos. As equipes que atuavam na pista foram retiradas da área e o local foi liberado para garantir condições seguras para o pouso da aeronave.

A operação ocorreu de forma segura, sem registro de incidentes com passageiros, tripulantes ou equipes em solo. Após o pouso, a aeronave realizou os procedimentos necessários, incluindo abastecimento, e posteriormente prosseguiu viagem.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança das operações e com a transparência das informações prestadas à população."

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online