Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Web App Aplicativo Android
RADIO
  • Página Inicial
  • Programação
  • Álbuns
  • Vídeos
  • Eventos
  • Recados
  • Locutores
  • Notícias
  • Peça sua música
Página Inicial / Notícias / NOTÍCIA / EUA prometem resposta à condenação de Bolsonaro e ampliam tensão com o Brasil
EUA prometem resposta à condenação de Bolsonaro e ampliam tensão com o Brasil
Marco Rubio critica decisão do STF em evento político nos EUA
Por CIDADE FM 91,1 Mhz - GRAJAÚ MA
Publicado em 16/09/2025 12:14
NOTÍCIA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o país irá reagir “na próxima semana ou algo próximo disso” à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que o sentenciou a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Em entrevista à Fox News, Rubio declarou que o Estado de Direito no Brasil está em colapso após a decisão judicial.

Segundo Rubio, a resposta dos EUA se deve à atuação de juízes que ele classificou como “ativistas”, destacando um deles por perseguir Bolsonaro e tentar estender sua jurisdição a cidadãos norte-americanos, inclusive ameaçando ações contra publicações feitas dentro dos EUA. O secretário afirmou que o caso vai além do julgamento em si, representando, segundo ele, mais uma etapa de uma crescente repressão judicial que afeta empresas e indivíduos fora do território brasileiro.

Rubio, que suspendeu o visto do ministro Alexandre de Moraes e de outras autoridades, já havia se pronunciado sobre o caso no dia do veredito, chamando Moraes de “violador de direitos humanos” e acusando-o de realizar perseguições políticas. Ele declarou que os Estados Unidos responderão de forma proporcional a essa “caça às bruxas”.

A reação do governo brasileiro veio por meio do Itamaraty, que repudiou as declarações de Rubio, afirmando que o Brasil continuará a defender sua soberania contra qualquer tentativa de interferência externa. O Ministério das Relações Exteriores criticou a fala do secretário por atacar uma autoridade nacional e ignorar as provas do processo.

O vice-secretário de Estado, Christopher Landau, considerou que a decisão de Moraes levou as relações entre Brasil e EUA ao “ponto mais sombrio em dois séculos”. Já Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública, classificou a condenação como “censura e perseguição”.

Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do ex-presidente, afirmou à agência Reuters que espera um aumento na pressão internacional e possíveis novas sanções contra ministros do STF, mencionando a possibilidade de aplicação da Lei Magnitsky.

Atualmente, o Brasil já enfrenta sanções dos EUA, incluindo uma tarifa de 50% sobre exportações, embora parte dessas taxas tenha sido reduzida recentemente.

 
 
Compartilhe essa notícia
Comentários
Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...

Mais notícias

NOTÍCIA
NOTÍCIA
04/02/2026
FOLHA DE SÃO PAULO - Ex-colaborador acusa advogado de pedir R$ 5 mi para ir contra governo na CPI do INSS, mas depois...
OUTRO LADO: Duda Lima e Eli Cohen negam acusações que ex-policial fez por escrito Rogério Gomes registrou acusação em documento e voltou atrás após contato da Folha
NOTÍCIA
NOTÍCIA
03/02/2026
Um mês após captura de Maduro, Venezuela vive abertura econômica sob tutela dos EUA
Apoiadores do chavismo fazem vigília pedindo retorno do ditador, e oposição vai às ruas de Caracas por anistia Especialista diz que mudanças no setor petrolífero avançaram rapidamente, mas que futuro é 'muito incerto'
NOTÍCIA
NOTÍCIA
03/02/2026
O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) ingressar com uma ação judicial por danos morais, calúnia e injúria.
Danos morais, calúnia e injúria.
NOTÍCIA
NOTÍCIA
30/01/2026
Melody é internada em SP com infecção aguda no estômago
Cantora apresentou mal-estar na quinta (29) e permanece sob acompanhamento médico Artista teve compromissos profissionais suspensos até 3 de fevereiro
NOTÍCIA
NOTÍCIA
29/01/2026
Israel reconhece que 70 mil palestinos foram mortos durante guerra em Gaza
Número representa 3,5% do total da população e é semelhante ao do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas Anúncio vem depois que governo Netanyahu disse repetidas vezes que conta do órgão de Gaza não era confiável
RADIO CIDADE FM 91,1 Mhz Contato: (99) 99164-9408 | Zap: (99) 99219-5725 Essa Onda Pega Bem

Baixem nosso aplicativo no play Store e ouça RADIO CIDADE FM 91.1 WEB - Grajaú-MA

Página Inicial Programação Álbuns Vídeos Eventos Recados Locutores Notícias
Todos os direitos reservados.
Com a tecnologia
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.

Chat Online